Experiência do cliente: Dicas para melhorar e aumentar as vendas em lojas virtuais

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As lojas virtuais estão cada vez mais populares e utilizadas por cliente. Isso porque, esse tipo de empreendimento acaba sendo mais acessível, principalmente para empreendedores que não possuem muitos recursos financeiros para investir em lojas físicas, por exemplo, ou até mesmo a contratação de funcionários.

Entretanto, apesar de ter uma maior facilidade, construir uma loja virtual não significa que não é preciso muito trabalho para desenvolver estratégias de marketing digital e construir uma boa experiência para o seu cliente, fazendo com que a sua marca se torne conhecida e assim conquistando o sucesso do mercado.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito de como construir uma boa experiência para o seu cliente, mesmo que esteja começando a formação em mba em administração hospitalar e gestão em saúde, por exemplo, conte com dicas de como deixar seu cliente satisfeito e ter uma marca bem sucedida.

O que deixa um cliente insatisfeito em uma compra online?

Quando o assunto é deixar o seu cliente satisfeito em uma compra online é preciso caprichar, não só na qualidade do produto, como também em outras questões, já que existem uma série de questões que podem deixar o seu público-alvo insatisfeito. 

Para melhor exemplificar essas ocasiões, em que o cliente fica insatisfeito e assim entender o consumidor, a agência de pesquisa ITBroker realizou um estudo com foco em marketing e vendas, no qual 48% das pessoas apontam que o atraso nas entregas é um dos fatores de muito descontentamento com as compras virtuais.

Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 22,7% das pessoas ouvidas reclamaram que não receberam a mercadoria, enquanto 15% dos consumidores se queixam de terem adquirido um item com defeito ou de qualidade duvidosa. 

Outra questão que acaba tendo muita importância para os consumidores no ambiente digital é a falta de informação a respeito do produto. Segundo a pesquisa do E-commerce Radar, só em 2017, 82% dos usuários abandonaram suas compras por vários motivos, entre eles a falta de informações sobre os produtos pesquisados.

Portanto, através dessas pesquisas, fica cada vez mais claro que para conquistar um e-commerce de sucesso é preciso de muito mais do que uma formação em gestão financeira melhores faculdades, uma vez que é necessário que a marca crie um relacionamento com seu cliente e acima de tudo escute quais são suas necessidades. 

Assim, é importante que a marca atenda não só a essas pesquisas de mercado, como também aos dados operacionais da plataforma, além das avaliações dos próprios clientes, chamadas de review, que são extremamente importantes. 

Em suma, essas informações servirão de base para que possa construir novas estratégias para combater aquilo que é motivo de insatisfação para seu público-alvo, assim como é possível aprender no curso ead marketing digital e conseguir aumentar o faturamento da sua loja virtual.

Como os reviews podem melhorar sua experiência com os clientes?

Para entender a importância dos reviews primeiro é preciso entender do que esse termo se trata. Pois bem, ele nada mais é do que um termo que quer dizer avaliação.

Em geral, essa avaliação é feita pelo cliente que consumiu o seu produto ou serviço, nela ele tem o direito de criticar ou elogiar a sua experiência em um post público para futuros novos clientes.

Por si só, a palavra avaliação já exemplifica bem a importância do review, já que qualquer marca quer ser conhecida por deixar seus clientes satisfeitos, mas a importância do review vai muito mais além do que isso, já que quando a loja é bem avaliada, os algoritmos de plataformas digitais acabam favorecendo sua exposição e deixando a marca em evidência.

Além disso, se você vende um curso de design de interiores online, por exemplo, é importante que suas avaliações sejam positivas para que futuros compradores deem o primeiro passo de confiança em sua marca e comprem mais facilmente. Essas avaliações ajudam na construção de uma boa imagem no mercado.

Quais algumas das dicas para potencializar as vendas em lojas virtuais?

Uma vez que foi possível entender o que pode deixar seus clientes insatisfeitos e verificar a importância de um bom review, confira a seguir algumas dicas para que possa potencializar suas vendas online. 

  • Coloque o cliente no centro da sua estratégia;
  • Faça uma descrição detalhada de cada item;
  • Atualize as imagens das mercadorias;
  • Invista em usabilidade;
  • Tenha um canal de atendimento rápido e eficaz;
  • Cumpra o prazo de entrega;
  • Crie promoções atrativas.

Para saber ainda mais sobre o assunto, busque por um especialização e formação, como por exemplo um gestão de pessoas curso.
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