Mercado odontológico: Descubra suas tendências

odontológico
odontológico

O mercado odontológico está crescendo cada vez mais e conquistando novos espaços com procedimentos ligados à tecnologia, que ficam ainda mais eficientes. Assim, é de extrema importância que o profissional atuante dessa área fique de olho em todas as principais tendências, para não ficar de fora da evolução de todos os processos.

Isso porque, com a revolução de uma série de tratamentos, os profissionais que ficarem de fora podem sofrer perdendo a clientela, que por sua vez vai buscar seus tratamentos em lugares mais modernos, que contaram com soluções muito mais rápidas e, até mesmo, mais eficientes.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito das principais tendências do mercado odontológico, que podem colocar o seu empreendimento em outro patamar, mesmo que só realize o atendimento de pacientes de planos odontológicos, para que sua clínica possa se destacar e atingir o sucesso.

Com o que devemos nos atentar no consultório odontológico?

Em primeiro lugar é preciso saber que a tecnologia é indispensável para consultórios que não querem ficar ultrapassados no mercado.

Isso porque, atualmente, já existem uma série de tratamentos que utilizam softwares, por exemplo, e tornam todo o tratamento mais eficiente, como também melhoram a experiência do cliente.

Falando em cliente, uma coisa que você deve ficar de olho é justamente em melhorar o atendimento de seus pacientes, mesmo aqueles que forem de um determinado plano odontológico, através da criação de canais digitais de atendimento, como através do WhatsApp, app de mensagens extremamente popular aqui no Brasil.

Outra coisa que vai facilitar o atendimento é a adoção de chatbots que vão realizar o primeiro atendimento do paciente pegando algumas informações e direcionando ele ainda melhor.

Em conjunto com o atendimento, é importante adotar todo um sistema digital, como prontuários eletrônicos que vão otimizar o seu tempo e de sua equipe.

Em geral é possível afirmar que a adoção de sistemas tecnológicos em uma clínica odontológica, mesmo aquelas que realizam atendimento apenas de um determinado plano de saúde odontológico, passou de ser diferente para se tornar necessário, já que clínicas que não oferecem essas soluções podem acabar esquecidas por seu público.

Quais as tendências dos consultórios odontológicos?

Uma vez que foi possível entender como a tecnologia está diretamente ligada com o futuro do mercado odontológico, é necessário saber que a maioria das tendências dessa área está correlacionada ao avanço dos diversos tipos de tecnologia, como por exemplo, a inteligência artificial e impressões 3D.

Sendo assim, confira a seguir algumas dessas principais tendências da área odontológica que podem ser aplicadas a qualquer clínica, até mesmo para aquelas que só realizam atendimento a um determinado plano de saúde dentário:

  1. Atendimento à distância

O atendimento a distância passou a ser uma questão ainda mais forte depois da pandemia de COVID-19.

Em geral, é uma modalidade que oferece ainda mais conforto e comodidade ao paciente, principalmente em consultas que dispensam a avaliação física, como a leitura de exames.

Em geral, apesar da facilidade desse tipo de atendimento, justamente por não fazer com que o paciente precise se deslocar até o consultório, não exclui de maneira alguma o atendimento presencial, ainda mais pela necessidade da realização de procedimentos odontológicos.

  1. Realidade aumentada em consultórios odontológicos

Pode parecer coisa de outro mundo, mas a realidade aumentada, assim como as inteligências artificiais, das quais são tendências fortes no mercado odontológico, já que hoje com smartphones, a realidade aumentada se tornou um investimento mais real, uma vez que temos esses dispositivos ao alcance de nossas mãos.

  1. Tecnologia 3D

Por último, mas não menos importante que uma pesquisa sobre valores de planos de saúde, temos a impressão 3D para dentistas, que funcionam através de máquinas que já contam com um ótimo benefício.

Elas funcionam para tratamentos de próteses, já que antes os dentistas e pacientes tinham que ficar esperando semanas para receber próteses, por exemplo, hoje esse tempo caiu uma vez que a impressão pode ser feita no próprio consultório.

Quais as dicas para usar na prática?

Confira a seguir algumas das principais dicas a respeito de como ficar por dentro das principais tendências tecnológicas e aplicá-las em seu consultório:

  • Entenda quem é o seu público;
  • Saiba onde investir;
  • Pense em conteúdos para construir um bom marketing digital;
  • Invista em diferentes inovações.

Para o sucesso de sua clínica ou empreendimento, é necessário se manter sempre atualizado. Por isso, as pesquisas devem ser feitas periodicamente.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Dicas relevantes e Saúde, acesse nosso portal.