Ipec – Rejeição de Bolsonaro explode; Metade não votaria nele de jeito nenhum

Índice que já era alto subiu ainda mais e sonho de um novo mandato vai ficando pelo caminho. Lula manteve o indicador e, hoje, tem 13% menos rejeição que o adversário de extrema-direita

Créditos: TV Globo/Reprodução
RevistaFórum
Por Henrique Rodrigues

Um recorte específico da pesquisa Ipec (antigo Ibope) divulgado na noite desta segunda (5) provavelmente colocou Jair Bolsonaro (PL) e sua equipe de campanha em desespero, e faz com que o sonho de um novo mandato vá ficando pelo caminho: a rejeição.

O índice de quem jamais votaria no atual presidente de extrema-direita já era muito alto e, no levantamento atual, explodiu, chegando a 49% dos entrevistados. Na prática, metade da população brasileira apta a participar do pleito de outubro não votaria no ocupante do Palácio do Planalto para um novo mandato, em hipótese alguma.

Já Lula (PT) manteve o mesmo índice da última pesquisa, de 29 de agosto: 36%, uma taxa 13% menor que a de seu principal adversário, o que permite ao ex-presidente conquistar mais votos entre eleitores que ainda não são seus, seja no primeiro ou segundo turno, e ampliar sua vantagem.

Ciro Gomes (PDT) aparece na terceira colocação, com 17% de rejeição, enquanto Simone Tebet (MDB) surge em quarto lugar, com 8% dos brasileiros dizendo que não votariam na senadora do Mato Grosso do Sul para presidente de jeito nenhum.