Ipec: Lula cresce no Sul e Sudeste, onde estão os maiores colégios eleitorais do país

Levantamento mostra ainda que o ex-presidente segue líder isolado no Nordeste e disputa acirrada no Norte e Centro-Oeste

Lula.
Créditos: Ricardo Stuckert
RevistaFórum
Por Ivan Longo

Pesquisa Ipec (antigo Ibope) divulgada nesta segunda-feira (5) revela que o ex-presidente Lula (PT) lidera as intenções de voto para a presidência na maior parte das regiões brasileiras.

O levantamento, que aponta chance de Lula liquidar o pleito já no primeiro turno, mostra que o petista cresceu no Sul e no Sudeste, onde ficam os maiores colégios eleitorais do Brasil, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

No Sul, Lula cresceu 3 pontos percentuais com relação ao último estudo do instituto, de 29 de agosto, e agora marca 39% de intenções de voto. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu 5 pontos e empata tecnicamente com o ex-presidente na região, com os mesmos 39%.

Já no Sudeste, Lula aparece com 2 pontos percentuais a mais que na última pesquisa e, agora, vem com 41%. Bolsonaro, por sua vez, fez o caminho contrário: caiu 3 pontos e marca 30%.

Na região Nordeste o ex-presidente segue com liderança folgada, apesar de ter oscilado 1 ponto para baixo. O petista tem 56% das intenções de voto, contra 25% de Bolsonaro, que caiu 2 pontos percentuais.

O petista só está abaixo de Bolsonaro nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde perdeu 5 pontos e marca 35%. Já Bolsonaro manteve o mesmo índice do último levantamento: 40%.

Vitória no primeiro turno
A nova pesquisa Ipec aponta que o ex-presidente Lula (PT) segue na liderança da disputa pela presidência e tem chances de liquidar o pleito já no primeiro turno.

Segundo o estudo, o petista manteve os mesmos 44% de intenções de voto que já tinha na última pesquisa do instituto, de 29 de agosto. Já Jair Bolsonaro (PL) registrou queda: ele tinha 32% no levantamento anterior, e agora aparece com 31%.

Ciro Gomes (PDT), por sua vez, teve ligeira oscilação positiva e marca 8%, assim como Simone Tebet (MDB), que tinha 2% e agora soma 4% das intenções de voto.

Com os números atuais, Lula está muito próximo vencer a eleição já no primeiro turno, sem a necessidade da realização de um segundo, já que soma 50% dos votos válidos (sem brancos e nulos).