Medvedev diz que mandado de prisão contra Putin deve ser usado como papel higiênico

O ex-presidente da Rússia e um dos políticos mais influentes do país criticou a decisão do Tribunal Penal Internacional

Dmitry Medvedev (Foto: Sputnik/Valentin Yegorshin/Pool via REUTERS)

247 — O ex-presidente da Rússia e um dos políticos mais influentes do país, Dmitry Medvedev, criticou a decisão do Tribunal Penal Internacional, de Haia, de emitir um mandado de prisão contra o presidente Vladimir Putin. Nas redes sociais, Medvedev afirmou que o documento deveria ser utilizado como papel higiênico.

“O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra Vladimir Putin. Não há necessidade de explicar ONDE este documento deve ser utilizado”, escreveu o político russo, colocando ao lado de mensagem um emoji de papel higiênico.

The International Criminal Court has issued an arrest warrant against Vladimir Putin. No need to explain WHERE this paper should be used🧻.

— Dmitry Medvedev (@MedvedevRussiaE) March 17, 2023
O TPI emitiu um mandado de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin, por supostos crimes de guerra na Ucrânia. O tribunal sediado em Haia, na Holanda, disse em um comunicado nesta sexta-feira (17) que Putin “é alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal da população (crianças) e o de transferência ilegal da população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa”.

A Rússia sustenta que as acusações sobre a transferência forçada de crianças são completamente infudadas, alegando que elas foram forçadas a fugir da Ucrânia em razão das brutalidades cometidas por Kiev, em especial no Donbas.