5 melhores fuzis semiautomáticos .308 Winchester

rifle-Winchester-.308-de-plataforma-AR-10

Quando o .223 Remington simplesmente não serve, muitos se voltam para o venerável .308 Winchester. O clássico “fuzil de batalha” é um termo dedicado a rifles semiautomáticos com calibre de fuzil de potência total – normalmente o .308 Win. O .308 Winchester geralmente oferece o desempenho extra necessário em comparação com o .223 Remington , e fornece aos atiradores uma vantagem.

Seja para se divertir no campo de tiro ou em preparação para um cenário SHTF, aqui estão os cinco principais rifles semiautomáticos .308 Winchester nos quais você pode apostar sua vida.

Por que escolher um fuzil de batalha .308?

Existem várias razões para escolher um rifle semi-automático Winchester .308 em vez de algo com câmara de menor calibre. As duas principais razões são a balística superior e o aumento do alcance efetivo. 

Por exemplo, ao observar duas cargas federais comparáveis ​​com um projétil FMJ BT, vemos que um Remington .223 de 62 grãos tem uma velocidade de 3.020 fps e produz 1.255 pés/lbs de energia, enquanto um Winchester .308 de 150 grãos tem uma velocidade de 2.820 fps e produz 2.648 pés/lbs de energia. Isso significa que, em média, seu rifle calibre .308 Winchester produzirá mais do que o dobro da quantidade de energia de um rifle Remington .223 padrão.

Além disso, o .308 Winchester asssim como Winchester 22 tem um alcance máximo efetivo de aproximadamente 1.000 jardas de acordo com o USMC , enquanto o .223 Remington tem apenas um alcance máximo efetivo de cerca de 600 jardas. Isso permite que os atiradores, com fundamentos e habilidades de pontaria adequadas, coloquem mais distância entre eles e uma ameaça.

Em uma situação de SHTF ou bug-out, você também pode usar um rifle .308 para caçar uma grande variedade de jogos. Isso pode ser benéfico para a sobrevivência com as habilidades e condições certas.

Contras de usar 0,308

Embora haja uma série de razões para escolher um rifle semi-automático Winchester .308 em vez de algo com câmara 5.56 NATO, também existem alguns contras. A deficiência primária será o peso – peso do rifle, carregadores carregados e munição sobressalente serão todos mais pesados. Se você estiver carregando uma carga completa por um longo período de tempo ou distância, o peso extra cobra um preço do corpo. Também pode ser responsável por limitações na quantidade de equipamento adicional que você seria capaz de carregar.

O aumento da potência do cartucho .308 vem com um aumento no recuo, explosão do cano e relatório. Isso torna o rifle mais difícil de disparar com precisão e pode retardar os tiros de acompanhamento. Também pode ter um efeito negativo em sua visão ou audição ao disparar em determinados ambientes, como em ambientes fechados ou à noite, devido ao excesso de concussão e flash do cano.

Você também terá uma capacidade reduzida em comparação com um rifle 5,56, passando de um carregador padrão de 30 cartuchos para um carregador de 20 cartuchos. Você pode encontrar carregadores .308 estendidos, mas ainda estará lidando com o peso adicional e menor capacidade em comparação com os carregadores 5,56 estendidos.

Homem disparando rifle AR-15 enquanto deitado

1. Smith & Wesson M&P10 Sport

Começando a lista como a opção mais econômica, o Smith & Wesson M&P10 é um rifle Winchester .308 de plataforma AR-10. Isso fornece aos atiradores boa compatibilidade de peças para atualizar ou substituir acessórios e componentes. Construído com receptores superiores e inferiores 7075-T6 duráveis, o M&P10 é capaz de aguentar uma surra. O cano de 16 polegadas oferece excelente precisão, mantendo o rifle leve e manobrável em apenas cerca de 6,5 lbs.

A variante Sport vem com um protetor de mão A2 padrão, cabo de pistola e coronha, mas o rifle também está disponível em diferentes configurações, dependendo de suas preferências. No geral, o M&P10 Sport permite que os atiradores entrem em um rifle semiautomático .308 Winchester de qualidade sem gastar muito.

2. DS Arms SA58 FAL

Introduzido em 1946 e apelidado de “o braço direito do mundo livre”, o FAL é um conhecido rifle de batalha .308. O DS Arms SA58 fornece uma versão aprimorada do FAL original com a inclusão de um protetor de mão M-Lok para anexar acessórios, trilho superior para montagem de óptica, coronha dobrável lateral ajustável, liberação de carregador ambidestro aprimorada e botão de alavanca de armar estendido. Além disso, o rifle possui um cano canelado de contorno médio de 16 polegadas e está equipado com um poste de mira frontal ajustável em elevação, juntamente com uma mira traseira de abertura dupla de ajuste rápido.

A DS Arms também oferece uma versão padrão do SA58 com um cano de 18 polegadas e móveis padrão que estão mais de acordo com um FAL tradicional. Todas as peças do DS Arms SA58 são de alta qualidade e fabricadas nos EUA.

3. Springfield M1A SOCOM 16

O Springfield Armory M1A SOCOM 16 é a mais alta evolução da confiável série de fuzis M1A/M14. O modelo SOCOM 16 apresenta um cano de 16,25 polegadas para um pacote geral mais compacto e manobrável. A variante SOCOM do M1A também incorpora uma montagem óptica, bem como um poste de mira frontal de trítio XS Sights com uma mira traseira de anel fantasma de abertura militar ampliada que é ajustável para vento e elevação. O M1A inclui um carregador de 10 cartuchos, mas cartuchos de 20 cartuchos estão disponíveis. Se madeira clássica e aço é mais o seu estilo, dê uma olhada no padrão M1A .

4. IWI Tavor 7

O IWI Tavor 7 é único, pois apresenta um design bullpup. Os rifles Bullpup movem a ação para a parte traseira da arma de fogo. Isso torna o rifle mais compacto, mesmo com o comprimento do cano de 16,5 polegadas. O Tavor é altamente considerado como um rifle durável e confiável – parcialmente devido ao design do pistão de gás de curso curto com um parafuso fechado giratório.

O Tavor 7 incorpora uma alavanca de segurança ambidestra, liberação do carregador e trava do ferrolho. Além disso, a alça de carregamento e o lado de ejeção podem ser invertidos, tornando-a uma ótima opção para atiradores destros e canhotos.

5. FN SCAR 17S

Um dos fuzis semiautomáticos .308 Winchester mais conhecidos é o FN SCAR 17S . O .308 SCAR vem em duas configurações, uma versão mais curta com um cano de flutuação livre de 16 polegadas chamada 17S, e uma versão mais longa com um cano de 20 polegadas chamada 20S . 

Construído especificamente para disparos de longo alcance, o sistema de pistão a gás de curso curto absorve com eficiência o recuo para maior precisão e disparos de acompanhamento mais rápidos.

O SCAR possui uma alavanca de segurança ambidestra, liberação do carregador e uma alça de carregamento que pode ser montada no lado direito ou esquerdo. Além disso, o SCAR utiliza uma coronha de polímero dobrável e telescópica com uma bochecha ajustável permitindo que o rifle seja encaixado no atirador.

Menção Honrosa: IWI Galil Ace

O Galil Ace é frequentemente visto como uma espécie de AK-47 modernizado e atualizado . Normalmente com câmara em 7,62x39mm, há também uma versão .308 Winchester do Galil. Possui um cano forjado de martelo frio de 16,5 polegadas revestido de cromo e utiliza um carregador de 20 cartuchos. 

Quando comparado ao AK, a alça de carregamento alternativo foi movida para o lado esquerdo do receptor de aço fresado, permitindo uma operação manual fraca.

O Galil possui um parafuso giratório fechado, sistema de pistão a gás de curso longo que o torna incrivelmente confiável. Além disso, o rifle possui mira de ferro ajustável com um poste frontal de trítio e uma abertura traseira de trítio de dois pontos. 

No entanto, o Galil Ace também incorpora um trilho superior de comprimento total para montar uma ótica. Um estoque dobrável lateral ajustável facilita o armazenamento e o transporte e permite que o atirador ajuste o rifle no comprimento desejado de tração.

Conclusão: Os melhores fuzis .308 Winchester

Às vezes, ter um rifle de batalha de potência total é exatamente o que o médico prescreveu. Eles disparam mais longe, batem com mais força e têm uma sensação distinta que nenhum AR-15 padrão pode igualar. Então, se você decidiu que um fuzil .308 semi-automático é para você, qualquer uma das opções nesta lista certamente irá atendê-lo bem.

Qual é o seu “rifle de batalha” .308 favorito? Deixe-nos saber na seção de comentários.