As Melhores Formas de Poupar para Quem Vive no Brasil

As Melhores Formas de Poupar para Quem Vive no Brasil

Os tempos estão difíceis! Acho que é a frase mais ouvida nos últimos tempos. Estabilidade financeira é um sonho e para alcançá-la é obrigatório economizar dinheiro. No entanto, como mencionámos anteriormente, os tempos estão difíceis e poupar dinheiro pode ser um desafio. Neste artigo, iremos explorar algumas das melhores formas de poupar dinheiro para quem vive no Brasil, inclusive a opção de comprar um iPhone recondicionado.

Estabeleça Metas e um Orçamento

Este é o primeiro e mais importante passo a tomar no que toca a poupar dinheiro. Determine o valor a poupar e uma data limite para o fazer. De seguida, crie um orçamento, tendo em conta todas as suas despesas e todas as suas receitas. Uma boa ferramenta para o fazer é por exemplo o Excel. Depois vá acompanhando regularmente e ajuste o orçamento caso seja necessário.

Controle e Reduza Gastos Desnecessários

Depois de apontar todas as suas despesas está na altura de analisá-las. A primeira coisa a identificar é quais são as de primeira necessidade (água, luz, internet, etc) e quais são as mais supérfluas. De seguida veja dentro das segundas quais pode reduzir. Evite também compras por impulso e comece a optar por marcas mais baratas ou promoções, pode também usar os comparadores de preço disponíveis na internet para ver em que site o artigo está mais barato.

Compre um iPhone X Recondicionado

Optar por um iPhone X recondicionado é uma excelente forma de economizar dinheiro se estiver à procura de um smartphone. Um telemóvel recondicionado é um telemóvel que foi restaurado por técnicos especializados a um estado praticamente de fábrica e está a funcionar perfeitamente. Além disso tem um preço muito mais acessível do que um telemóvel novo. 

Economize nas Contas de Energia e Água

Pequenas práticas são o suficiente para sentir uma diferença ao final do mês. Apagar as luzes quando sai de uma divisão, substituir as lâmpadas de sua casa por lâmpadas LED, colocar redutores de vazão nas suas torneiras ou até mesmo despertar o seu lado do campo e aprender como fazer um galinheiro, para ter sempre ovos a sua disposição. Estas medidas não só ajudam a preservar o meio ambiente como a sua carteira.

Compare Preços e Pesquise Promoções

Antes de comprar algo, procure sempre pelo melhor preço. Utilize aplicações ou sites de comparações de preços para procurar onde o artigo que deseja está mais barato em vez de comprar por impulso no primeiro sítio que viu e arrepender-se duas horas depois porque o viu mais barato noutro lugar. Considere também se compensa encomendar o produto para casa e pagar portes de envio ou levantá-lo em loja gratuitamente quando tem essa opção.

Cozinhe em Casa e Evite Comer Fora

Embora nem sempre nos apeteça cozinhar, realmente cozinhar em casa é uma ótima maneira para poupar dinheiro e comermos comida de melhor qualidade. Evite gastar dinheiro em restaurantes e take away e prepare as suas próprias refeições sempre que possível.

Crie uma Reserva de Emergência

Assim que possível comece a construir a sua reserva de emergência. Uma reserva de emergência é um valor, definido por si, que deve considerar como intocável apenas para, como o nome indica, em caso de um imprevisto não ter de se meter em dívidas. Especialistas recomendam guardar o equivalente a três a seis meses de despesas fixas numa conta de fácil acesso e baixo risco.

Aproveite os Benefícios das Contas Poupança e Investimentos

Faça o seu dinheiro render. Utilize contas poupança, ou outros investimentos de baixo risco, como por exemplo Certificados Aforro para fazer o seu dinheiro render. Dinheiro parado é dinheiro perdido, principalmente em tempo de inflação. Pesquise as opções disponíveis no mercado e escolha aquelas que melhor atendam às suas necessidades e objetivos financeiros. Lembre-se de diversificar os investimentos para minimizar riscos e aumentar a possibilidade de retorno.

Evite o Endividamento

Endividar-se em excesso pode comprometer a sua capacidade de conseguir poupar e ainda pode gerar despesas adicionais, como juros ou multas. O crédito pode ser algo útil, mas utilize-lo de uma forma consciente! Evite fazer dívidas de longo prazo, e se fizer pagamentos parcelados procure pelos pagamentos sem juros.

Educação Financeira

Infelizmente nem sempre somos educados para cuidar das nossas finanças quando chegamos à vida adulta. Investir em educação financeira é fundamental para nos ajudar a desenvolver bons hábitos de poupança. Procure cursos, livros para aprender sobre finanças pessoais e compartilhe esse conhecimento com familiares e amigos. Aprender sobre marketing ou até mesmo SEO para conseguir criar uma nova forma de rendimendo poderão ser excelentes formas de atingir a sua tão desejada independência financeira.

Poupar dinheiro no Brasil pode ser um desafio, mas nada que com um bom plano, com disciplina e dedicação, não seja possível de alcançar a estabilidade financeira dos nossos sonhos. Seguir as dicas apresentadas neste artigo, como por exemplo, estabelecer metas, controlar gastos, investir e optar por um iPhone X recondicionado, ajudá-lo-á a construir o seu futuro financeiro de uma forma brilhante!