Agregador de Pesquisas Estadão: Lula lidera com 11 pontos de vantagem sobre Bolsonaro

Mecanismo do jornal paulistano traça desempenho geral tendo como base 14 institutos diferentes. Candidato petista está a 1% de uma vitória no primeiro turno

Créditos: Reprodução/Youtube
RevistaFórum
Por Henrique Rodrigues

O agregador de pesquisas eleitorais do jornal O Estado de S. Paulo, que traça o desempenho geral dos candidatos à Presidência da República com base em resultados de 14 institutos diferentes, foi atualizado neste sábado (17) e mostra que Lula (PT) mantém uma vigorosa vantagem sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista apresenta 44% das intenções de voto na média das sondagens, contra 33% do radical de extrema-direita.

Se forem considerados apenas os votos válidos, cálculo que dispensa os votos brancos e nulos, além dos eleitores indecisos, o ex-ocupante do Palácio do Planalto tem 49%, contra 37% do atual mandatário, o que o deixa a apenas 1% de uma vitória no primeiro turno.

Os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) obtêm 7% e 5% da preferência do eleitorado, tanto entre os votos totais como nos votos válidos.

Os levantamentos utilizados na compilação são o Datafolha, Ipec (o antigo Ibope), Quaest, Paraná Pesquisas, Vox Populi, Sensus, MDA, PoderData, Ipespe, Ideia, Futura, FSB, Gerp, Real Time Big Data e MDA, que utilizam metodologias diversas (os seis primeiros realizam entrevistas presenciais, enquanto os sete seguintes as realizam por telefone, ao passo que o último produz levantamentos com as duas técnicas).